“CRIAR NÃO É MAIS DO QUE OUTRA PALAVRA PARA DIZER SENTIR”
A. Sisley
Poiesis é um grupo de experimentação e de investigação fenomenológica em Arteterapia e trauma. Tem como intenção criar um espaço para consolidar conhecimentos e por em destaque o valor da arte, do processo criativo, da filosofia e das ciências no acompanhamento das sequelas do trauma.
Poiesis é um fundamento base na Arteterapia Transdisciplinar; é a capacidade que a pessoa tem de chegar ao conhecimento através do processo de “fazer”. O processo de “fazer arte” permite que a verdade se manifeste e que a experiência se expresse de forma autêntica e espontânea.
Centra-se no valor do processo criativo, na aquisição de conhecimento através da experiência, do jogo, da arte e da exploração. Martin Heidegger, diz-nos que a poiesis é «o florescer da flor, a saída de uma borboleta do seu casulo, a queda de uma cascata quando a neve começa a derreter».
O encontro tem um caracter de grupo de estudo participativo: Apresentar-se-ão experiências, aplicações e artistas de referência, e aprofundar-se-á na integração e elaboração das cenas traumáticas através do embodiment.
O curso Poiesis Exat Online é um curso inicial de 50 horas que tem como objetivo proporcionar uma formação continua a profissionais e estudantes interessados em adquirir uma maior compreensão da aplicação das terapias criativas, a arteterapia e a terapia de artes expressivas no acompanhamento de processos de trauma, dor e doença.
O curso online destina-se a profissionais e estudantes das terapias criativas que pretendem integrar na sua prática profissional diferentes recursos expressivos, criativos e somáticos no marco do trabalho com o trauma e embodiment. Incluem-se também profissionais formados em terapias criativas, educadores, psicólogos, enfermeiros, médicos e outras profissões afins.
La creación de este grupo permite:
O valor e o princípio humano.
Reforçar a importância da conduta ética e do trabalho interdisciplinar no acompanhamento do de processos de dor, doença ou situações terminais.
O desenvolvimento de recursos e o acesso a informação de autores que abordam a temática.
Oferecer um programa de acompanhamento, que facilite recursos que ajudem à estabilização emocional, num encontro humano que ajude a encontrar respostas em momentos de crise e incerteza, dor, desespero e desassossego.
A consolidação de conhecimentos e recursos sobre a arteterapia
A partir de uma visão fenomenológica, fazer dialogar as necessidades individuais e grupais com os recursos artísticos e expressivos que se proponham, para facilitar e acompanhar a expressão de emoções, sentimentos e a sua estabilização, potenciando recursos internos que ajudem a regular, modelar e a metabolizar o bem-estar.